Bueiros paulistanos inspiram vozes destiladas..

Bueiros paulistanos inspiram vozes destiladas..

18 de outubro de 2010

Gustavo tinha razão



- Tome, leia, acho que vai gostar.

Assim o recebi. Antes de terminá-lo – sete dias antes para ser mais preciso - e sete meses depois de tê-lo ganho, Gustavo me disse outra coisa:

- Sabino te deixa com a sensação de que escrever é fácil.

Confesso, tinha razão nas duas colocações. A muito não chorava ao ler um livro, e neste livro também não chorei, embora ressentisse e sofresse junto. Um sofrimento muito pior que uma lágrima pode representar. A mão do futuro sobre meus os ombros. A história de “Encontro marcado” é a história de todos nós. História de alguém que nasceu, brincou, questionou, teve sonhos, sentiu, teve amigos fiéis, se embebedou, casou e buscou a comunhão com ele mesmo. O mais puro sentido de solidão do qual fugimos às vezes, mas por pouco tempo. Mais que uma história, um lembrete de uma bandeira que um dia ergui sem saber ao certo porque, mas que hoje eu mesmo fiz questão de não abaixa-la, e sim pinta-la de outras cores. A finitude das coisas é a única certeza que podemos ter. Mas, saber da finitude é automaticamente estar em um novo começo. A vida vista sob este ângulo pode parecer um tanto quanto previsível, mas, quem foi um dia que disse que ela não é?

Chegou a hora, mocidade velha, cansada, desnorteada, exaurida.... quando chegará seu fim? Quantos séculos de angustia coletiva te fizeram? Quantas horas de aflição foram vividas, quantos corações se extenuaram no amor e na esperança para te entregarem desamparado ao mundo novo? E que será de ti neste mundo? Perguntas sem resposta e sem sentido largadas na praça avermelhada pelo crepúsculo. Um livro cem vezes começado, um filho abortado, um amor dissolvido. Para isso vivemos. Queria eu poder não dar razão às pessoas como a minha velha presunção me impeliu a fazer nestes curtos anos de devaneios. Presunção que, mais uma vez, Gustavo tinha razão.

Apesar de ambos não sabermos ao certo qual a razão do que, como não querer sorver as coisas que aí estão? Se reconstruir a cada passo. Se é para cair, caia. Escorregar é coisa mal feita, assumir o preço da escolha é também um processo de humanização. O anonimato foi ou é a antevisão do paraíso... andar desconhecido e livre pelas ruas sem ser identificado, talvez isso assuste a muitos. Se nos assusta a velocidade do tempo ou a lentidão com a qual mudamos é porque talvez tenhamos sido feitos para ver o tempo passar devagar e viver mais rapidamente a transformação. Se nos assustamos é porque subvertemos algo, no atraso do trabalho, nas horas a fio dentro de bares até que o dia nos expurgue. Subverter seja talvez a semente do susto, da insônia, ou da cabeça perturbada. Assustou-me de fato a verossimilhança daquela vida com a minha. Talvez um passo para me sentir velho, mocidade velha, talvez ainda um passo maior para me sentir jovem e filho do meu tempo. Como não engolir a fumaça e encher o copo de uísque vagabundo neste momento?

Fato é que aprendemos. Tentamos ver na vida alheia nosso espelho e nosso afastamento dele. Assim, mais um livro, menos um segundo, mais um copo, menos um dinheiro, mais uma razão, menos uma presunção. É isso meu caro, no mesmo estilo de sempre com o assombro do previsível que mais que a Física, a literatura e a poesia me mostraram, pretendo ir indo. Agradecendo antes de tudo as boas reflexões entre um lado e outro da tampa onde tenho fluido. Um brinde a elas e obrigado.



5 comentários:

Aline disse...

Deu vontade de dizer: obrigada! Pelas reflexões que você me ensinou a fazer e que, de um jeito ou de outro, a gente continua fazendo.

Agora, me diz, esse livro vai pra lista Camus-Kafka-Clarice??? :)

Um beijo

Anônimo disse...

a fluidez e boas idéias dos seus textos são bem interessantes..
continua assim...manda ver..

Anônimo disse...

VIVA as tampas....
e VIVA as sombras.... que só podem ser vistas quando existe pelo menos um fio de LUZ!!!

Epicarmo Papoula disse...

Você tem muito vocabulário e alguns momentos bons. Vê-se que lê bem, mas aínda não é o suficiente. " O que não se passa em plena rua é falso, derivado, isto é , literatura" Miller. Você não está na rua quando escreve. Deveria. Ou se o faz, não faz sozinho. Tem gente demais na sua cabeça. Esvazie e terá um vocabulário mais preciso para o pouco que é necessário dizer.É elegante, mas presunçoso.

GNovo disse...

pois é, Vitão, demorou, mas cheguei para comentar.

Entreguei este livro a você, como um grande amigo (Scolari) fez comigo. Sem muitas palavras e sem criar grandes expectativas. Durante uma noitada entre amigos em sua casa, eu contava meus planos para o futuro, ele se levantou, foi à estante de livros e voltou: "Tome, leia, é seu".

Às vezes nos sentimos um pouco fora da realidade. Temos a falsa sensação de estarmos desconectados do restante do mundo. Encontro Marcado ajuda a termos aquela sensação de não estarmos sós; de que nossos pares estão por aí. Li e passei a você certo de que iria se identificar, como me identifiquei.

Seu texto, além de bem dissertado, é de grande valia para "jogar pra frente" este livro e seus ideais.

Pessoalmente, fico feliz pela "aposta" acertada ao te dar este livro e lisonjeado por estar em seu blog.

Grande abraço, companheiro. E até a próxima mesa... rs

O lado de dentro...sublime

O lado de dentro...sublime