Bueiros paulistanos inspiram vozes destiladas..

Bueiros paulistanos inspiram vozes destiladas..

23 de junho de 2010

Há razão arrasando



Se me perguntarem o que é a vontade
Direi não sei! Que destrate!
Jamais alguém conseguirá dizer...seria falso.
Se mesmo assim você ouvir isso por aí, desconfie.
A vontade é como o amor, a arte....lençol amassado
panfleto branco, almanaque invisível.
A vontade é fumaça de pedra, cd de geléia, klakson......
neologismo nada palpável

Para mim pensar nisso é não pensar.

Um dia ouvi na TV um moço que dizia:
“devemos abraçar o Cosmo”
mas qual Cosmo? Meu avô ou o zelador do meu prédio?
E que tal “devemos buscar o amor” ou “entender a arte”?
Durante muito tempo quis entender a arte e
busquei também o amor nos corpos úmidos de mulheres....
bobagem...besteira

Que vontade eu tenho de escrever 1/3 das poesias que meus olhos vêem sempre que se abrem
rs... e veja que aquilo que escrevo
não é
nem poesia, muito menos arte, quiçá...vontade

E por falar em vontade,
Confesso. Ando cheio de furores libidinosos.
Vontade de comer minha razão.

Ela anda me perseguindo com causas e efeitos
anda me criando muitas culpas.
Olho as manifestações morais do mundo e
minha vontade de comê-la cresce.
Vejo uma mãe dizendo o que é certo à sua filha
e vejo a morte da arte
A razão subjulgando a sensação....sua cria

Estou excitado, quero comê-la.

Depois que eu comer a razão pode me perguntar o que é a vontade
responderei com um sorriso e um olhar.... pura arte
Depois teria que me mudar para outro planeta.
Se não causaria um grande mal às pessoas do “certo e errado”
Os faria sofrer pelos meus atos orgânicos.

Ah, essa culpa...tão bem alimentada.
A farei parar de engordar e beijar a relva...... tocar o chão
Enquanto te culpam, culpa minha....
mostre a eles que ainda somos bichos.
Primatas que elaboram suas prezas e procuram um sentido para a vida
busca vã.
Instinto, vontade, desejo, gozo, prazer....coca-cola

Não tente entender a loucura de alguém que come sua razão.
Será falso.
Como o é tentar entender a arte, o amor....a vontade.
Pense aliás na loucura...será melhor,
mas cuidado.

Depois que eu comer minha razão terei de me mudar.
Para um universo nada sólido, talvez.
Onde não existam palavras.
Onde eu esteja só, talvez
Mas a solidão é um hábito
Há mais alguém aí que queira cremar sua consciência?
Se eu comer minha razão estarei só
Sozinho como a pequenina formiga que invejei hoje de manhã na pia da cozinha
E Há tantas pias pelo mundo
Tanto mundo pelo ralo
Tanto ralo por onde nascem formigas
E aquela formiguinha grandiosa
Ali........ logo na minha pia sem mundo
Por mais que ela tenha vontade
Jamais, jamais chegará sequer à pia do meu vizinho

Ora, se não somos formigas
Formigas sim, cujas pernas são os pensamentos
E nossas curtas pernas não chegam à pia do vizinho
Mas como boas formigas, persistentes e pretensiosas
Achamos que podemos explicar a arte, a vontade e o amor.

Eu Vou para a galáxia fluida e distante do Sentir,
Talvez um outro mundo ou ralo ou pia
Talvez do vizinho ou da vizinha
Talvez do cosmo ou do adalto
Talvez da nívea, alva como a neve

E, estando lá, se um dia alguém me alvejar
tocar meus olhos perguntando

“o que é a vontade?”

me morrerei diluído em lágrimas.
Chorarei a mágua de meu mundo
Descendo pelo ralo da pia
Sem angustiar um só pio
Mesmo sem ralo
Mesmo sem pia
Mesmo sem pio
Mesmo sentindo
Só sentindo
Sozinho
Só.

22 comentários:

Vitor Machado disse...

Existem coisas que não são entendidas...são sentidas. Embora seja batida essa frase me parece cada vez mais nítido isso....Fazemos coisas que não entendemos, entendemos coisas que não sentimos....entender, raciocinar nada substitui o sentir.

Mônica disse...

nossa,esplêndido!há coisas que não precisam ser explicadas, é como vc diz, basta sentirmos...é o q acontece com o amor, a vida...buscarmos resposta para tudo, para tentar entender coisas incompreendididas, sem razões... a loucura e o inesperado reside naquilo que desconhecemos, ás vezes é tão necessário naõ pensar, fazer,simplesmente sentir, e é neste que quiça more nossa felicidade, está que não há definição...

Aline disse...

Lágrimas escorreram enquanto terminava de ouvir esses sussurros... Acho que não entendi, só senti...

Parabéns, foi genial!

Renatinha disse...

UAL.... adorei!
Arrasou na trilha... no tom... algumas imagens inquietantes!!!
Mas revelam inquietações minhas... suas?!?! e dos que ainda não tiveram... mas terão. Um dia.

INQUIETAÇÕES: Que arte? Que vontade? Que razão?!
Penso, logo existo?!?
Será?
A razão é tão condicional à existência humana ou melhor A CONDIÇÃO HUMANA.

Será o despertar para uma nova consciência da existência???

Despertou em mim um sentimento delicioso de podermos compartilhar a nossa angustia e alegria de ser... só ser sozinho... mas juntos.

Eu sou um outro você.

Anônimo disse...

To arrepiada! simplismente Genial...Mas as palavras não vão expressar tudo o que senti e o que sinto por vc e pelo seu trabalho!
Parabéns...Grande bjOO

Jame

Teacher Claudia disse...

Simplesmente maravilhoso....

Nssa... sem palavras... o q senti, o que estou sentindo agora...
Essa gravação, a musica, tudo.... simplesmente lindo...

Munich disse...

Estou a dias tentando escrever.. ja nem sei quantas vezes ouvi e reli o seu texto.. Em cada uma delas surgem novos sentimentos em mim.. Nao sei explicar..

Ouvir sua voz, aquilo que voce consegue transmitir em cada palavra, em cada pausa, cada respiracao..

Nao da pra negar a sua capacidade de mexer com as pessoas, no ponto mais sensivel.. A mensagem presente nesta e em todas as suas escritas.. Eh Incrivel..

Chorei sem saber o motivo e mais uma vez voce conseguiu dobrar-me ao meio mesmo sem intencao..

Adorei tudo! Sua inovacao com audio deu uma sacudida no sentir.. No meu sentir.. Continue.

Parabens!!

Um grande beijo com carinho!

Sinto saudades..

Unknown disse...

Simplismente maravilhoso!!!
Existem sentimentos, palavras, vontades que realmente não são explicadas...
As vezes falamos coisas q nem sabemos se quer, o que é...mais sentimos a vontade de falar e o sentimento de expressar.
Parabéns vi...
Ficou muito bom, após ler, sinto um sentimento maravilhoso, e não compriendido ao certo.
Beijos enormes...

hector bisi disse...

Mucho loco, Vitor.
Abração

* disse...

"(...)Também quero cremar minha consciência(...)", mas como vc adverte, isso exige coragem...
Adorei esse texto, me fez viajar-literalmente- me deu vontade de sair e ir pra essa outra galáxia, de que vc fala.
Ir para o mundo do sentir: um mundo que não comporte regras a não ser aquelas que nos impulsionem e nos movam...Passar por cima das convenções, das máscaras e cinismos nossos e dos outros...
Será que é possível, Vitão!? Tomara que sim né...

Beijokas e até a próxima...
PS: Muito legal o lance do vídeo e do som, invista!!!

Jeferson Cardoso disse...

As vontades são muitas, de simples à complexas, esperando para serem saciadas.
Jefhcardoso do
http://jefhcardoso.blogspot.com

Renata disse...

texto teatral..
o li antes de ouvir...

profundo na leitura...
porem a sua voz aprofundou ainda mais.

Fez chegar onde talvez voce quisesse...
na sedução da fala doce e sussurada..
fazendo com que o contrasenso em liberar o libidonoso ficasse
ingênuo diante da voz e da música..

Talvez tenha percebido assim, pois na leitura..era minha voz que me lia
dentro da minha cabeça e com a minha música..
confesso que desta forma, no fim achei monótono e repetitivo...e pulei algumas partes...rs
porém ao te ouvir...vi que era eu que estava sem poesia...e sua voz transmitiu exatamente isso


Atingiu exatamente onde queria!
Na contramão da sanidade
sua docilidade se fez presente.

Vitor Machado disse...

Preciso expor mais as inquietudes...talvez elas tenham muito em comum com a vossa...

Anônimo disse...

(...) Há razão arrasando.

Parei, pensei em inúmeras palavras para descrever o que acabei de ler e ouvir, mas achei difícil, até mesmo porque suas palavras são algo diferente, poderia me dizer uma palavra que se encaixe em " palavras, textos, poemas e a voz -a quanto tempo hein ... que quando lemos ou ouvimos nos fazem pensar ou diria que nos fazem entender o nosso oculto" é mais ou menos isso.

é lindo, apaixonante .

Otavio disse...

ô Vitão !!
show de bola o video...
into the wild...
emocionante mesmo!!

inovou! o texto é bem bacana ..e a pegada se potencializa com som e imagem...

Naia disse...

A-DO-REI!!!
É meu amigo, fiquei arrepiada ouvindo seus sussurros.
Inspirador.
Bjs, saudades.

Anônimo disse...

Não sei porque me lembrou Arnaldo Antunes
rsrsrs
mas a minha opinião
é fantástico

Epicarmo Papoula disse...

Muito bukowskiano. comprido demais. Não fosse isso não acharia presunçoso.

Epicarmo Papoula disse...

Ficou bom, não prá esculhambar, desculpe, me esforcei pouco para te esculhambar no resto, mas aqui não tem como, parabéns.Sua voz está ótima.

Anônimo disse...

Antes de comentar vou ter q ouvir sua voz de novo. Já volto!

Anônimo disse...

Sentimos coisas que não entendemos... Mas é aquela coisa boa, que tem a ver com vontade. É a vontade... que vem sabe-se la da onde e nao vai embora sabe-se la pq. Esse texto trouxe a vontade de te conhecer mais, te ouvir mais, te sentir mais...
Esse texto trouxe a razão que arrasou e abalou.... e alegrou todo meu ser!
Pq eu sim, sou uma mulher de sorte ;)

Anônimo disse...

"A vontade é como o amor, a arte....lençol amassado
panfleto branco, almanaque invisível..."

Sabes o que é amor? Pois o compara com vontade... E se a vontade é como o amor, como esse lençol amassado e como o almanaque invisível, seria irracional tentar entender se a beleza está no sentir...

O lado de dentro...sublime

O lado de dentro...sublime