Bueiros paulistanos inspiram vozes destiladas..

Bueiros paulistanos inspiram vozes destiladas..

21 de janeiro de 2011

Receita para esquecer um grande amor




[17:51] Ela diz:
Você tem uma receita racional para esquecer alguém? Mas tem que ser uma receita boa, aplicável, que tenha certinho os componentes.

[17:52] Vitor diz:
Receita! Eu tenho, quer testar?

[17:52] Ela diz:
Eu quero, manda!

[17:52] Vitor diz:
Papel e caneta na mão

[17:52] Ela diz:
Ta na mão!

[17:52] Vitor diz:

Passo 1:
Pense na pessoa que quer esquecer com todas as coisas boas dela e teste até quanto seus sentimentos te levam a um grande vazio. Faça isso todos os dias com regularidade. De manhã, de tarde e a noite, por no mínimo 3 semanas. Se quiser anote em um papel e leve consigo uma lista das coisas boas que viveram, das qualidades da pessoa que um dia você gostou, admirou e exaltou.

Quando você começar a sentir que essas coisas todas que você lembrou durante este tempo são da pessoa ....claro pois você só lembrou porque pensou nela...mas NÃO SÓ dela e sim de você, pois foi você que lembrou e, sim das outras pessoas, pois elas podem ver as mesmas coisas. Aí você pode ir ao passo 2, mas tem de se obrigar a lembrar todos os dias por no mínimo 3 semanas. 3 vezes ao dia, são 21 vezes na semana, e 63 vezes de lembranças das coisas boas neste período.

Passo 2:
Guarde o papel de coisas boas que foi rascunhado na sua cabeça e faça o mesmo com as coisas que te incomodavam. Situações que você detestou aquela pessoa e os motivos pelos quais você teve asco. As coisas que você odiava, que te irritavam, que mexiam de forma ruim com você. Anote, leve na bolsa e a posologia será diferente. Sempre que você insistir em ver a pessoa como mais especial que sua própria natureza humana e social lhe implica, tire da carteira e lembre daquela situação ruim que essa pessoa “especial” lhe causou.
Se você tiver feito o passo 1 corretamente não será necessário o passo 2, mas mantenha-se firme. Independente do passo 2 ser necessário ou não há algo a ser feito que podemos chamar de passo “3 em diante” ou passo “3 para sempre”.

Passo 3 para sempre:
Sair com todos amigos e amigas que julgar serem seus amigos e amigas e conhecer os amigos de amigos e amigas que puder conhecer. Descubra todas as pessoas novas e tente reparar se há nelas qualidades e defeitos das suas listas anteriores (que a esta altura você deve saber decor). Nunca recuse convites de amigos e amigas ..... essas pessoas querem te ver por perto quando te convidam. Faça uma terceira lista das pessoas que você admira em QUALQUER pessoa e porque as admira. Pergunte as pessoas que admira se existem outras pessoas que não gostam delas e o porque. Você verá que, paradoxalmente, as pessoas que admira também são odiadas por outrem.

Após esse processo de conhecimento das pessoas espero que você perceba que o mundo é grande e que as coisas especiais não são eternas nem são sempre tão especiais quanto você julgou um dia.

E que de fato você NÃO deveria querer esquecer ninguém de sua vida e sim guardá-las delicadamente no olimpo dos seus pensamentos. As coisas boas que você viveu, e as ruins também, porque não? Afinal elas te fazem crescer.

Mas principalmente, espero que após os passos você perceba que não precisa de passo nenhum pra esquecer ninguém. Há muito o que viver e viver é uma experiência humana repleta de desacertos e felicidades e que enquanto o tempo correr e você estiver nele está se comprometendo a ir pra frente...... pois as coisas acontecem quando guardamos nosso aprendizado e não quando tentamos esquecer. Embora seja verdade que se esforçar pra lembrar de algo é bem perto de tentar esquecer....é também verdade que tentar esquecer a todo custo é uma forma de trazer a memória pra mais perto.

Esquecer é um ato antinatural. Nossa memória é assim, funciona pra lembrar.....melhor que qualquer esforço de esquecer é o esforço de viver.

[18:07] Ela diz:
.....................................................................................................................................................

12 comentários:

Vitor Machado disse...

Essa conversa de fato aconteceu...resolvi publicá-la e gravá-la. Eu tava meio torpe, mas tudo bem.
O fato é a esperança do esquecimento é só uma insensatez.

Anônimo disse...

Esforço de viver....Porra!! É isso.. O exercício diário, necessário, o sentido das relações está em nelas perceber que nada é eterno, e que os sentimentos mudam.. e se mudam, não necessariamente devem ser esquecidos... e se não devem ser esquecidos é porque se o que era especial um dia e já não é, possivelmente assumiu um papel importante em nosso aprendizado.

Incrível o texto! Mais que uma receita!!!

P.

* disse...

"DO AMOROSO ESQUECIMENTO
Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?"

Esse poeminha do Mário Quintana dialoga com o seu texto...
E no quesito esquecimento acho que é por aí mesmo, não adianta querermos apagar pessoas e situações da nossa mente; renunciar ao passado, seria como querer renunciar à nós mesmos, afinal "somos feitos" também das relações que temos e tivemos, relações que nos fazem melhor, por vezes e em certos momentos pior- leia-se raiva (rs), mas que são essenciais, como vc disse para o nosso crescimento e amadurecimento...
Concordo: quem vive de passado é museu, mas quem ignora o museu por completo, esqueceu da riqueza que é ter histórias...

Beijo grande,

Joycinha

Anônimo disse...

Vitinho, eu AMEI!
Muito mais que uma receita, sem dúvidas!
Esforço de viver...Viva intensamente! :)
Parabéns pelo blog! Já sou sua fã! rs
Você sempre tem as coisas certas pra dizer...!


Beijão,

Josi

Anônimo disse...

Incrível...!!! A idéia de uma receita RACIONAL para o esquecimento!
Sim....para o ápice do sofrimento, para quando a saudade se torna física, para quando o auto-cuidado se vai, e a vida se torna ridiculamente sem graça sem aquela pessoa.

No texto estão sintetizadas as principais idéias... sendo a receita talvez, justamente a desconstrução das ilusões que um dia você criou em torno daquela pessoa, e que agora com o afastamento você a dirigiu diretamente ao Olimpo, e não a cidade real para continuar a jornada.

Meu amigo, agora começa a real batalha.... esperemos que a coragem e o mal estar nos acompanhe, para que a comodidade não nos encontre por esse caminho!

Anônimo disse...

Fala meu kerido!!
Pois é eu faço o passo 1 e 2 quase q diariamente pois até quando estamos dentro de uma relação, as vezes se fazem necessários certos julgamentos para sermos capazes de seguir em frente ou parar por ali, já o passo 3 sempre foi meu anestesico em termino de relação, claro que quem faz isso sabe que até os amigos no começo não preenchem aquele vazio causado por outro alguem.
Mas eu digo que nada melhor do que um dia após o outro, nada melhor do que o tempo q cura todas as cicatrizes e que nos deixa apenas lembraças. E claro nada melhor do que lágrimas, se for necessário muitas delas, pois isso limpa a alma, chorar é bom, se tiver vergonha vá ao banheiro e morda uma toalha enquanto chora (para não fazer barulho com seus soluços descontrolados, rsrs), mas é isso.
Adorei seu texto, sempre sendo prático e básico, mesmo diante de certas complexidades, mas lembre-se quando estamos fora do ocorrido é sempre facil analisar, rsr.
Bjão meu kerido e parabens
Naia

Anônimo disse...

é a coisa mais linda que já li e ouvi, não há como descrever o que sentir...

Mônica.

Robertinha disse...

Amei a receita, mas não foi o suficiente.kkkk

Henrique disse...

Muito bom seu texto
Tenho algumas controversas à respeito de esquecer, mais em suma o texto fico muito bom mesmo.
Abraço fera!!!

Camila disse...

muito legal ! Voou fazer o teste qualquer dias desses.. rs

Psita disse...

Pra você não dizer que perdeu uma comentadora...rs...cá estou pra dizer que o texto é bastante interessante e, como alguém aqui já comentou, coloca de forma prática e sintética reflexões que, na nossa cabeça, são bastante complexas.

Lendo assim, parece até leviano o processo, mas, no fundo, é assim mesmo. E o Olimpo existe até quando um relacionamento termina tão ruim a ponto de deixar a sensação de não ter restado nada.

Há uns anos atrás, num momento bastante oportuno, me deparei com a seguinte frase: "Não existe perda, existe movimento". Acho que quem luta pra esquecer, a todo custo, sai perdendo. Simplesmente porque ignora uma parte de sua própria história, uma parte de si mesmo.

Pronto, me redimi! rs
Beijo grande

Vitor Machado disse...

Em uma passagem que me recordo do filme 2046 (o melhor filme de minha vida) o protagonista diz a uma das tantas mulheres que se envolveu e está prestes a deixar.
"quando conseguir fugir de seu passado me procure" vira as costas e anda percebendo que aquela frase era para ele.
Estou de acordo...fugir do passado é fugir de si mesmo...

O lado de dentro...sublime

O lado de dentro...sublime